Instâncias Colegiadas

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As Instâncias Colegiadas e a Gestão Democrática no ambiente escolar

As Instâncias Colegiadas são instrumentos para a efetivação da Gestão Democrática na instituição de ensino possibilitando a implementação de novas formas de gestão por meio de um modelo de administração coletiva.

 

 

O que são Instâncias Colegiadas?

 

As instâncias colegiadas são organizações compostas por representantes de todos os segmentos da comunidade com o objetivo de auxiliar o Diretor na função de Gestor Escolar, no que se refere a tomada de decisões e encaminhamentos para solucionar os problemas do cotidiano escolar. O foco dessas decisões deve estar voltado à reflexão “ a escola que temos e a escola que queremos” e, na compreensão dos princípios que embasam a gestão escolar democrática: participação, transparência, e descentralização, estabelecidos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9394/96).


As organizações que compõem as instâncias colegiadas são: Conselho Escolar, Associação de Pais, Mestres e Funcionários – APMF, Grêmio Estudantil e Conselho de Classe. Contudo, para que ocorra a participação efetiva das instâncias colegiadas nas discussões e decisões da escola, é preciso que a direção escolar informe e divulgue as ideias e ações, com transparência, para a comunidade escolar.