Coleções - Material escolar

Museu da Escola Paranaense >> Material Escolar

Ilustração coleção material escolar

 

Uso do professor

  • Livros de consulta: os livros de consulta destacados nesta coleção referem-se aos utilizados pelos professores para produzir o conteúdo de suas aulas, como diferentes livros didáticos.
  • Slides: os slides antigos também são chamados de diapositivos. O MEP possui uma coleção de slides que eram utilizados nas aulas dos professores. Os slides constituem-se em lâminas de vidro ou plástico com fotos ou textos, no formato de 35mm, emolduradas. A foto era emoldurada para não ser danificada e proporcionar um melhor manuseio na hora de inserir no projetos.
  • Discos de vinil: A música é um recurso didático para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. Os “disquinhos” de vinil que compõem a coleção do Museu da Escola Paranaense estão à disposição dos pesquisadores. Os “disquinhos” com histórias e músicas infantis eram utilizados pelos professores em atividades recreativas e para auxiliar no processo de aprendizagem das crianças. Também possuímos as seguintes Coleções: mineralogia, esqueleto humano, compact disc (CDs) E Digital Versatile Disc (DVDs), globo terrestre.

 

Uso do aluno
A coleção de material escolar utilizada pelos alunos é constituída por: cadernos, lápis, caneta tinteiro, estojo entre outros.

  • Cadernos: Cadernos escolares são suportes da escrita utilizados por alunos para registrar as atividades diárias nas escolas. Os cadernos escolares são fontes privilegiadas para a pesquisa, pois possibilitam compreender algumas práticas educativas e sobretudo as atividades desenvolvidas em sala de aula.
  • Caneta tinteiro: O MEP possui em seu acervo canetas de bico de pena. As canetas, assim como os lápis, foram criados para registrar pensamentos e difundir conhecimentos.
  • Estojo escolar: O estojo escolar é utilizado para armazenar lápis, canetas, borrachas e outros materiais. Aqui no Paraná e em Santa Catarina possuem outra denominação. São conhecidos como penal. Você sabe o por quê? Ele recebe essa denominação, pois serviam para guardar penas utilizadas para a escrita.
  • Mata-borrão: O mata-borrão é um instrumento que acompanha o uso da caneta tinteiro e tem como principal função  absorver a tinta em excesso e não borrar o papel.

 

Máquinas e Equipamentos

  • Máquina de escrever: Era utilizada nas escolas principalmente nos setores administrativos. As máquinas de escrever  marcaram um período importante na história da tecnologia e sua constante evolução durante vários anos.
  • Mimeógrafo: A palavra mimeógrafo deriva do grego mimeo = imitar, copiar e grafia = escrita, caracterizando-se em um instrumento utilizado para fazer cópias. “Quem não se lembra da prova com cheiro de álcool?”. Hoje o mimeógrafo é peça de museu.
  • Projetor de slides: O Museu possui uma coleção variada de projetores de slides. Ele é um aparelho óptico e mecânico usado para ampliar imagens.

O Museu da Escola Paranaense também tem em seu acervo as seguintes coleções: retroprojetor, calculadora,  microscópio, balanças, aparelho de som, gravador/toca-fitas, videocassete, telefone, televisão, relógio, sino.