Museu da Escola Paranaense (MEP) - Histórico

Museu da Escola Paranaense >> Histórico

Ilustração do histórico do prédio

 

Histórico do Edifício do MEP

  • 1906: o prédio localizado na Rua Bispo Dom José, 2006, Bairro Batel, no Município de Curitiba, foi construído em 1906 para abrigar o Grupo Escolar Cruz Machado, para atender o curso primário.
  • 1907: foi inaugurado em 01 de fevereiro de 1907, e o projeto arquitetônico foi realizado por Ângelo Botecchia. Naquele período, 1906, o Bairro Batel estava localizado, como se dizia, nos “arrabaldes” da cidade de Curitiba, distante do perímetro central da capital paranaense. No século XVIII, a atual Av. Batel era utilizada como caminho dos tropeiros. Ao longo dos anos, sobretudo no início do século XX o bairro já possuía duas cervejarias, fábrica de beneficiamento da erva-mate e estabelecimentos comerciais.
  • 1925: em 1925, alunos e professores foram transferidos para o Grupo Escolar Dezenove de Dezembro em razão da realização de reparos no prédio. Em 1927, com a inauguração e a transferência do corpo docente para Grupo Escolar Dom Pedro II, as atividades escolares do Grupo Escolar Cruz Machado foram cessadas nesse endereço que passou a abrigar outras repartições públicas.
  • 1960 - 1980: neste ano passou a funcionar o Setor de Segurança Pública, e em 1980 a Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc).
  • 2012: o prédio foi tombado pela Coordenação de Patrimônio Cultural (CPC), da Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Processo n.º 07/2007, com inscrição no Livro Tombo 171-II de 25 de maio de 2012.

 

ilustração do histórico de criação do MEP

 

 Histórico da criação do MEP

  • 2008: o MEP teve início como projeto em abril de 2008 com a finalidade de organizar e integrar os projetos da Superintendência de Desenvolvimento Educacional (Sude/Seed), na área de gestão do patrimônio histórico escolar das instituições de ensino da rede pública estadual. Instituiu-se a coordenação do Núcleo de Pesquisa e Proteção do Patrimônio Histórico Escolar (NUPHE), que estava ligada à Sude/Seed, situada à Rua dos Funcionários, 1323 - Bairro Cabral - CEP 80.035-050.
  • 2012 - 2014: em 31 de maio de 2012, foi instituído um Grupo de Trabalho Intersecretarial (GTI) com o propósito de  promover um programa de proteção da memória e do patrimônio cultural das escolas públicas paranaenses, por meio do Decreto n° 4.801/2012. O GTI era composto pelos representantes da vice-governadoria, da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (Seap), Secretaria de Estado da Cultura (Seec), Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia e Ensino Superior (Seti), e da Agência de Fomento do Paraná. Em 2013, como resultado dos trabalhos realizados pelo GTI foi criado o MEP no âmbito da Secretaria de Estado da Educação (Seed), por meio do Decreto n.º 8.242/2013. O referido decreto vinculou o Museu ao Gabinete do Secretário de Estado da Educação, e estabeleceu um conjunto de ações a serem desenvolvidas pelo Museu. Com o objetivo de ampliar as atividades do Museu, em 19 de dezembro de 2013, a Resolução Conjunta n.º 004/2013 - Seed/Seti/Seec, designou servidores para comporem uma Comissão Especial com a finalidade de efetuar estudos, proposição de ações e atividades necessárias à implantação do MEP, por meio da Lei Federal n.º 11.904, de 14/01/2009, conforme art. 3.º, a Comissão Especial foi extinta com a finalização dos trabalhos. Em outubro de 2014, ocorre a instalação da sede do Museu da Escola Paranaense e a Coordenação do Núcleo de Pesquisa e Proteção do Patrimônio Histórico Escolar (NUPHE), a Rua Bispo Dom José, n.º 2006, neste local funcionava a Divisão Estadual de Narcóticos. A partir deste momento, o MEP fica vinculado ao quadro funcional do Grupo Administrativo Setorial (GAS/Seed).
  • 2016 - 2018: a partir de 01 julho de 2016, o Museu da Escola Paranaense passa por uma nova reestruturação organizacional, sendo sua Coordenação vinculada a Superintendência da Educação (Sued/Seed), situada na Avenida Água Verde n.º 2140, Vila Isabel. Em 2018, as atividades do Museu foram suspensas para reforma no prédio. Após a conclusão desses reparos, ele não foi reinstalado e o prédio foi cedido, novamente, em 2019, à Secretaria Estadual da Segurança Pública que instalou a Ouvidoria da Polícia Militar.
  • 2023: sucessivas tratativas foram realizadas para a retomada do prédio para reativação  do funcionamento do Museu, e, no final do ano de 2023, o prédio retornou à Secretaria de Estado da Educação para reinstalação do Museu da Escola Paranaense, agora vinculado à Diretoria da Educação (Deduc/Seed). Essa nova fase inaugura um conjunto de elementos diferenciadores que o Museu da Escola Paranaense passa a desempenhar como a guarda e preservação da Memória Técnica da Seed, bem como a Coordenação do Programa de Bibliotecas Escolares e dá continuidade às ações já empreendidas pelo Museu em anos anteriores.