Consulta Diretores - Perguntas frequentes
01. O que é PDL?
É o Programa de Desenvolvimento de Liderança, composto por formações separadas em módulos, com o objetivo de preparar os servidores que desejam se tornar diretores escolares e aprimorar suas habilidades em liderança.
02. Quantos módulos fazem parte do PDL e qual a carga horária de cada um deles?
O PDL ofertado em 2022/2023 foi composto por três módulos:
- Módulo 1: Carga horária 40h
- Módulo 2: Carga horária 40h
- Módulo 3: Carga horária 40h
O PDL 2.0 ofertado em 2024/2025 é composto por cinco módulos, sendo eles:
- Módulo 1: A função do diretor escolar. Carga horária 10h
- Módulo 2: As competências do diretor escolar. Carga horária 10h
- Módulo 3: O líder enquanto gestor de pessoas. Carga horária 20h
- Módulo 4: O líder enquanto gestor administrativo e financeiro. Carga horária 15h
- Módulo 5: O líder enquanto gestor pedagógico. Carga horária 25h
Importante: A conclusão dos 05 módulos do PDL 2.0 é pré-requisito para a continuidade nos próximos módulos.
03. Qual o período de inscrições para a reoferta dos módulos do PDL?
27/03/2025 às 8h a 31/03/2025 às 13h.
04. Como faço para me inscrever para os módulos do PDL?
As inscrições serão realizadas exclusivamente pelo linkhttps://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdXt2fIZXHZ_g5wJAiKg8bcxdeZ8WC7saRraB-sNlt-hhH90w/viewform
05. Quantas vagas serão disponibilizadas na reoferta dos módulos do PDL?
Não há limite de vagas, mas é necessário que o cursista realize a inscrição no prazo.
06. Quem pode fazer o PDL?
Todos os servidores efetivos da Rede (QPM, QFEB, QUP, QPPE e CRES - PSS).
07. Como serão emitidos os certificados do PDL?
Por se tratar de uma formação oferecida pela Seed, os certificados sobem automaticamente na linha funcional do servidor.
08. A formação do PDL é presencial ou on-line?
A formação do PDL é 100% on-line no ambiente Moodle (https://www.eadseed.pr.gov.br/)
09. Fiz os módulos do PDL anteriormente, posso fazer novamente?
O cursista realizará apenas uma inscrição e serão disponibilizados todos os módulos que não tenham sido concluídos anteriormente, desde que atendidas as regras do regulamento do programa.
10. O que é a Consulta Diretores?
A Consulta Diretores é um processo que visa a escolha de um candidato a assumir a função de diretor escolar. Esse processo ocorre a cada 4 anos e segue os termos da Lei n.º 21.648/2023, Resolução n.º 8.835/2023 e regido por Edital e Resolução que serão publicados pela Secretaria de Estado da Educação.
11. Quais são as etapas da Consulta Diretores?
A consulta diretores consiste nas etapas de Habilitação e Consulta à comunidade.
12. Por que é importante realizar o PDL 2.0 para a consulta diretor?
A Habilitação é compreendida pela comprovação na participação, conclusão e aprovação em cursos de formação e avaliação de conhecimento por meio de prova. Em relação aos cursos de formação a conclusão dos módulos do PDL 2.0 garante a carga horária mínima necessária. Além disso, o conteúdo programático da (prova de habilitação) avaliação de conhecimento será baseado nos módulos do PDL 2.0.
E mais: realizar o PDL 2.0 prepara o candidato para os desafios da gestão escolar.
13. Quem pode participar da etapa de Habilitação?
Conforme artigo 4º da Resolução n.º 8.835/2023 todos os servidores efetivos da Rede (QPM, QFEB, QUP, QPPE e CRES - PSS).
14. Em qual condição se aplica a participação do CRES (PSS) da Consulta Diretores?
O § 2º, do artigo 4º da Resolução n.º 8.835/2023 se aplica, exclusivamente, ao professor contratado em regime especial que atua nas instituições de ensino do campo e das ilhas, quando não houver servidores efetivos interessados em participar do processo, e desde que atendam os critérios estabelecidos na Lei Estadual n.º 21.648, de 2023.
15. Quando serão realizadas as etapas de Habilitação e Consulta Diretores?
A etapa de Habilitação será entre junho e novembro de 2025, já o processo de Consulta à comunidade ocorrerá entre novembro e dezembro de 2025.
16. Quais são os pré-requisitos para que eu possa me inscrever na Consulta Diretores?
Conforme Art. 2º da Lei 21.648/2023:
Participar das seguintes etapas:
I - etapa I: participação, conclusão e aprovação no curso de formação de gestores de educação pública, podendo ser presencial ou à distância, validado ou ofertado e regulamentado pela Secretaria de Estado da Educação - SEED;
II - etapa II: avaliação de conhecimento mediante prova sobre o conteúdo do curso citado na etapa I,
17. Participar da Consulta Diretores garante a minha vaga na função de direção?
Não, ainda que o candidato seja aprovado na etapa de Habilitação, deverá participar da Consulta à comunidade.
18. Para quantas escolas posso me candidatar?
Após a etapa de habilitação, o candidato deverá escolher apenas 1 escola para concorrer à Consulta a comunidade.
19. Posso escolher uma escola de outro NRE de lotação para participar da Consulta Diretores?
Sim.
20. Qual a diferença entre o Banco de Talentos, Credenciamento CCM/ETI e Consulta Diretores?
- Banco de Talentos é um processo que visa preencher as vagas dos diretores em caso de vacância.
- Credenciamento CCM/ETI é um processo que visa selecionar os diretores escolares, por meio de seleção, exclusivo para as escolas Cívico-Militares e Educação em Tempo Integral.
- Consulta Diretores é um processo que visa a escolha de um candidato a assumir a função de diretor escolar, nas escolas regulamentadas pela Lei n.º 21.648/2023 e Resolução n.º 8.835/2023.
21. Quem poderá votar no dia da consulta à comunidade?
De acordo com a Lei 21648/2023, Art. 7º, estão aptos a votar os seguintes segmentos da comunidade escolar:
I - professores do Quadro Próprio do Magistério (QPM) e do Quadro Único de Pessoal (QUP);
II - funcionários do Quadro de Funcionários da Educação Básica (QFEB) e do Quadro Próprio do Poder Executivo (QPPE);
III - professores contratados em regime especial (CRES);
IV - funcionários contratados em regime especial (CRES);
V - responsáveis perante a escola pelo estudante menor de dezesseis anos não votante;
VI - estudantes com, no mínimo, dezesseis anos completos até a data da consulta.
22. Quais são as atribuições do diretor escolar?
Consultar a Lei n.º 21.648/2023 e Resolução n.º 8.835/2023.
23. Faço parte da direção/direção auxiliar, posso participar da Consulta Diretores?
Sim.
24. No momento da inscrição para a habilitação será exigido algum curso?
Sim. Verificar os termos da Resolução n.º 8.835/2023 e Edital específico da Consulta Diretores.