Consulta Diretores - Perguntas frequentes

01. O que é PDL?

É o Programa de Desenvolvimento de Liderança, composto por formações separadas em módulos, com o objetivo de preparar os servidores que desejam se tornar diretores escolares e aprimorar suas habilidades em liderança.

02. Quantos módulos fazem parte do PDL e qual a carga horária de cada um deles?

O PDL ofertado em 2022/2023 foi composto por três módulos:

  • Módulo 1: Carga horária 40h
  • Módulo 2: Carga horária 40h
  • Módulo 3: Carga horária 40h

O PDL 2.0 ofertado em 2024/2025 é composto por cinco módulos, sendo eles:

  • Módulo 1: A função do diretor escolar. Carga horária 10h
  • Módulo 2: As competências do diretor escolar. Carga horária 10h
  • Módulo 3: O líder enquanto gestor de pessoas. Carga horária 20h
  • Módulo 4: O líder enquanto gestor administrativo e financeiro. Carga horária 15h
  • Módulo 5: O líder enquanto gestor pedagógico. Carga horária 25h

Importante: A conclusão dos 05 módulos do PDL 2.0 é pré-requisito para a continuidade nos próximos módulos.

03. Qual o período de inscrições para a reoferta dos módulos do PDL?

27/03/2025 às 8h a 31/03/2025 às 13h.

04. Como faço para me inscrever para os módulos do PDL?

05. Quantas vagas serão disponibilizadas na reoferta dos módulos do PDL?

Não há limite de vagas, mas é necessário que o cursista realize a inscrição no prazo.

06. Quem pode fazer o PDL?

Todos os servidores efetivos da Rede (QPM, QFEB, QUP, QPPE e CRES - PSS).

07. Como serão emitidos os certificados do PDL?

Por se tratar de uma formação oferecida pela Seed, os certificados sobem automaticamente na linha funcional do servidor.

08. A formação do PDL é presencial ou on-line?

A formação do PDL é 100% on-line no ambiente Moodle (https://www.eadseed.pr.gov.br/)

09. Fiz os módulos do PDL anteriormente, posso fazer novamente?

O cursista realizará apenas uma inscrição e serão disponibilizados todos os módulos que não tenham sido concluídos anteriormente, desde que atendidas as regras do regulamento do programa.

10. O que é a Consulta Diretores?

A Consulta Diretores é um processo que visa a escolha de um candidato a assumir a função de diretor escolar. Esse processo ocorre a cada 4 anos e segue os termos da Lei n.º 21.648/2023, Resolução n.º 8.835/2023 e regido por Edital e Resolução que serão publicados pela Secretaria de Estado da Educação.

11. Quais são as etapas da Consulta Diretores?

A consulta diretores consiste nas etapas de Habilitação e Consulta à comunidade.

12. Por que é importante realizar o PDL 2.0 para a consulta diretor?

A Habilitação é compreendida pela comprovação na participação, conclusão e aprovação em cursos de formação e avaliação de conhecimento por meio de prova. Em relação aos cursos de formação a conclusão dos módulos do PDL 2.0 garante a carga horária mínima necessária. Além disso, o conteúdo programático da (prova de habilitação) avaliação de conhecimento será baseado nos módulos do PDL 2.0.

E mais: realizar o PDL 2.0 prepara o candidato para os desafios da gestão escolar.

13. Quem pode participar da etapa de Habilitação?

Conforme artigo 4º da Resolução n.º 8.835/2023 todos os servidores efetivos da Rede (QPM, QFEB, QUP, QPPE e CRES - PSS).

14. Em qual condição se aplica a participação do CRES (PSS) da Consulta Diretores?

O § 2º, do artigo 4º da Resolução n.º 8.835/2023 se aplica, exclusivamente, ao professor contratado em regime especial que atua nas instituições de ensino do campo e das ilhas, quando não houver servidores efetivos interessados em participar do processo, e desde que atendam os critérios estabelecidos na Lei Estadual n.º 21.648, de 2023.

15. Quando serão realizadas as etapas de Habilitação e Consulta Diretores?

A etapa de Habilitação será entre junho e novembro de 2025, já o processo de Consulta à comunidade ocorrerá entre novembro e dezembro de 2025.

16. Quais são os pré-requisitos para que eu possa me inscrever na Consulta Diretores?

Conforme Art. 2º da Lei 21.648/2023:

Participar das seguintes etapas:

I - etapa I: participação, conclusão e aprovação no curso de formação de gestores de educação pública, podendo ser presencial ou à distância, validado ou ofertado e regulamentado pela Secretaria de Estado da Educação - SEED;

II - etapa II: avaliação de conhecimento mediante prova sobre o conteúdo do curso citado na etapa I,

17. Participar da Consulta Diretores garante a minha vaga na função de direção?

Não, ainda que o candidato seja aprovado na etapa de Habilitação, deverá participar da Consulta à comunidade.

18. Para quantas escolas posso me candidatar?

Após a etapa de habilitação, o candidato deverá escolher apenas 1 escola para concorrer à Consulta a comunidade.

19. Posso escolher uma escola de outro NRE de lotação para participar da Consulta Diretores?

Sim.

20. Qual a diferença entre o Banco de Talentos, Credenciamento CCM/ETI e Consulta Diretores?

  • Banco de Talentos é um processo que visa preencher as vagas dos diretores em caso de vacância.
  • Credenciamento CCM/ETI é um processo que visa selecionar os diretores escolares, por meio de seleção, exclusivo para as escolas Cívico-Militares e Educação em Tempo Integral.
  • Consulta Diretores é um processo que visa a escolha de um candidato a assumir a função de diretor escolar, nas escolas regulamentadas pela Lei n.º 21.648/2023Resolução n.º 8.835/2023.

21. Quem poderá votar no dia da consulta à comunidade?

De acordo com a Lei 21648/2023, Art. 7º, estão aptos a votar os seguintes segmentos da comunidade escolar:
I - professores do Quadro Próprio do Magistério (QPM) e do Quadro Único de Pessoal (QUP);
II - funcionários do Quadro de Funcionários da Educação Básica (QFEB) e do Quadro Próprio do Poder Executivo (QPPE);
III - professores contratados em regime especial (CRES);
IV - funcionários contratados em regime especial (CRES);
V - responsáveis perante a escola pelo estudante menor de dezesseis anos não votante;
VI - estudantes com, no mínimo, dezesseis anos completos até a data da consulta.

22. Quais são as atribuições do diretor escolar?

23. Faço parte da direção/direção auxiliar, posso participar da Consulta Diretores?

Sim.

24. No momento da inscrição para a habilitação será exigido algum curso?

Sim. Verificar os termos da Resolução n.º 8.835/2023 e Edital específico da Consulta Diretores.